notícia
09/02/2014 - Atores dos bairros populares e universitários tentam uma aliança inédita
O artigo “Atores dos bairros populares e universitários tentam uma aliança inédita” exemplifica uma forma de organização da sociedade civil na França, na busca de ganhar mais força na cena política.
O encontro ocorreu no inicio de fevereiro de 2014, com a participação de representantes de associações, trabalhadores sociais e pesquisadores especializados na democracia participativa, com o objetivo de formalizar uma “coalizão” e preparar a concretização de uma “plataforma dos bairros populares”.
Uma moção que saiu do encontro foi a criação de uma “coordenação cidadão” das associações e coletivos que atuam nos bairros populares. Houve também a chamada submetida à petição para o reconhecimento de um ”fundo de dotação para a democracia de interpelação cidadã”, a ser financiado por meio do recolhimento de “10% da reserva parlamentar” e de “1% do financiamento dos partidos políticos”, tendo como principal objetivo quebrar as relações de dependência e clientelismo dos movimentos sociais com os políticos eleitos.
Veículo: Internet